Poemoda

Poemoda, a canção em verso e prosa. Uma ideia singela, levada às últimas consequências: a de buscar o momento em que a poesia e a prosa, em todas as suas vertentes, dialoga com a música. Garimpar na fonte os sentimentos comuns dos quais brotam poemas e canções.

Poemoda faz isto de uma maneira simples. A sintaxe do programa é a da paixão, da confluência de paixões. Links emocionais e inesperados.

Este projeto nasceu de uma parceria de música, poesia e vida, entre Etel Frota (escritora, compositora, roteirista) e Suzie Franco (cantora, programadora musical), artistas radicadas em Curitiba, parceiras de longa data em dezenas de sonhos que levaram aos palcos da cidade.  Em comum, todos estes espetáculos tocavam, de alguma forma, no signo do encontro das artes.

Poemoda foi ao ar, pela Rádio Educativa do Paraná, durante todo o ano de 2000. Permaneceu fora da grade da emissora, mas vivo no coração dos ouvintes que havia conquistado, até a sua volta, em 2011. Desde então, tem levado ao ar, semanalmente, programas inovadores em seu conteúdo, alcance e formato.

Em 2012 Suzie Franco precisou se afastar da produção e apresentação do programa. Desde então, Alan Romero (jornalista e pesquisador musical, carioca, radicado em Lisboa) passou a integrar a dupla de produção de POEMODA.

Os programas, em sua grande maioria, são temáticos (Dia da Mentira, Dia do Índio, Dia do Trabalho, Dia da Língua Nacional, Dia das Mães, Dia Mundial contra a Violência Infantil, etc). Nesses programas os poemas, textos e canções são escolhidos dentro do tema de reflexão ou de comemoração que aquela data propõe.

Por vezes, são produzidos especiais focalizando o encontro de duas obras artísticas ( Especial “Flor Futura”, o encontro da poesia de “Roseiral”, livro de José Inácio Vieira de Melo com as canções de “Dança das Rosas”, de Consuelo de Paula; Especial “Na artéria”, o monólogo de Clarisse Abujamra dialoga com canções na voz de Cida Moreira).

Com frequência, são programados divertidos e emocionados “saraus”, onde o foco é a produção de artistas independentes, ouvintes e amigos do “Poemoda”. Ou especialíssimos programas focalizando a obra de um só artista (“Meu Refrão”, registro histórico do primeiro show de Chico Buarque no Rio de Janeiro, em 1968; “Sesquicentenário de Ernesto Nazareth”“Chico Lado B”)

Não há fórmula. Não há didatismo. Por vezes, se apresenta o contraditório. “Não opinamos. Apenas levamos ao rádio uma amostra daquilo que já foi dito sobre o assunto, com poesia e beleza – muitas vezes uma triste e comovedora beleza. Nosso proselitismo é o da boca de nossos cantadores e o da pena de nossos poetas e prosadores”, define Etel Frota.

VOZ ONLINE é o nome da rádio licenciada pela Associação Voz Online Rádio - ARDVOZ.

Todos os direitos reservados.

  •  

Registo na ERC nº 700077
R. Nova da Piedade, nº 66
Lisboa, Lisboa 1200-299
PORTUGAL