JAZZ & TAL #11 - TRANSMITIDO EM 30-07-2018

Em 1950, começou a participar nas jam sessions de bebop em San Francisco, como membro da Presidio Army Band. No ano de 1952, Chet Baker mudou-se para Los Angeles, onde começou a trabalhar com Charlie Parker. Entretanto juntou-se a Gerry Mulligan (saxofonista barítono), no que mais tarde se tornou o Pianoless Quartet do Sr. Mulligan. Baker subiu ao estrelato com o quarteto de Mulligan. O quarteto lançou muitos hits, incluindo “My Funny Valentine”, “Walkin’ Shoes ”e“ Bernie’s Tune ”. No ano de 1953, Chet inicia a sua carreira a solo e forma o seu próprio quarteto, que inicialmente consistia em Red Mitchell no baixo, Bobby White na bateria e Russ Freeman no piano. Faz a sua primeira gravação como bandleader para a Pacific Jazz, em 24 de julho de 1953.

JAZZ & TAL #10 - TRANSMITIDO EM 16-07-2018

Os sentimentos de Charlie Haden pelo seu país são profundos. E mesmo quando não há palavras envolvidas, como neste álbum instrumental (American Dreams de 2002), o orgulho do baixista pela sua terra natal vem ao de cima. Se apenas uma música é explicitamente uma ode nacionalista ("America the Beautiful"), cada uma das outras faixas é permeada por um brilho musical que comunica emoções sinceras. Cada membro do ensemble parece ter sido tocado por essa mesma alegria: o saxofonista Michael Brecker, o pianista Brad Mehldau e o baterista Brian Blade, todos interpretam com elegância e criatividade. (Os notáveis arranjadores Alan Broadbent, Vince Mendoza e Jeremy Lubbock, com uma orquestra de 34 elementos, também contribuem para a excelência geral do projeto.

JAZZ & TAL #09 - TRANSMITIDO EM 02-07-2018

Conforme prometido, na última edição de JAZZ & TAL, Vasco Sousa volta a trazer Charlie Haden.
A revista “Time” elogiou a lenda do jazz, Charlie Haden como “um dos músicos mais incansáveis, talentosos e intrépidos de todo o jazz”. A carreira de Haden, que abrange mais de cinquenta anos, engloba géneros como o free jazz, o fado português e o country vintage, para não mencionar uma lista consideravel de sidemen e bandleaders, como se de um hall of fame do jazz se tratasse.

JAZZ & TAL #08 - TRANSMITIDO EM 18-06-2018

Charlie Haden, foi um dos mais prolíficos Contrabaixistas de Jazz e outras mesclas entre a segunda metade do séc. XX e a primeira década do séc. XXI, detentor de um som muito característico e de uma linguagem sóbria mas envolvente. Trabalhou com grandes nomes do Jazz e não só. Charlie Haden atuou pela primeira vez em Portugal, na primeira edição do Cascais Jazz, em 1971, e dedicou a interpretação de "Song for Che" aos movimentos de libertação de Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique, tendo sido expulso de Portugal pela Pide. Em 1983, no disco "The Ballad of the Fallen", gravou a sua versão de "Grândola, vila morena", de José Afonso.

JAZZ & TAL #07 - TRANSMITIDO EM 04-06-2018

Vasco Sousa, nesta edição de JAZZ & TAL, volta a trazer o músico belga Toots Thielemans, um músico com uma longa carreira internacional durante a qual tocou junto aos maiores nomes do jazz, com Frank Sinatra, Nick Cave e gravou com Elis Regina.

JAZZ & TAL #06 - TRANSMITIDO EM 21-05-2018

"Em 1962, Toots Thielemans acertou em cheio no jackpot com 'Bluesette'. Uma melodia aparentemente simples, mas assobiando em uníssono como um chamariz. Desde então, Toots esteve no topo, uma posição que ele nunca deixou. A lista de músicos com quem ele trabalhou é uma crónica da história do jazz, mas também faz parte da história do pop, porque artistas como Billy Joel e Paul Simon entre outros também recorreram aos seus serviços."

JAZZ & TAL #05 - TRANSMITIDO EM 30-04-2018

"Kenny Wheeler é um dos músicos de jazz mais subestimados dos últimos 50 anos. A decisão do trompetista nascido no Canadá se mudar e permanecer na Inglaterra durante a maior parte de sua vida pode ter algo a ver com sua falta de reconhecimento, mas ao olhar para as suas contribuições musicais é difícil entender porque não é mais reconhecido e respeitado."

JAZZ & TAL #04 - TRANSMITIDO EM 16-04-2018

No “Jazz & tal…” desta segunda-feira, Vasco Sousa trouxe a música de Renaud Garcia-Fons, um fabuloso contrabaixista francês, não só pela sua técnica e genialidade, mas pela sua abordagem ao Flamenco, à música mediterrânica e ao jazz, não esquecendo as suas raízes clássicas. O autor de Jazz & Tal teve o prazer de conhecer Renaud Garcia-Fons e de com ele conversar, na região de Toulouse há cerca de 8 anos.

JAZZ & TAL #03- TRANSMITIDO EM 02-04-2018

Herbie Hancock, uma das figuras mais referenciadas e controversas do jazz, ziguezagueou pela música eletrónica, jazz acústico e R&B desde os anos 60. Nesta edição nº 3 de Jazz & Tal, continuou-se a falar dele e da sua obra.

JAZZ & TAL #02- TRANSMITIDO EM 26-03-2018

Herbie Hancock, sendo o seu nome completo Herbert Jeffrey Hancock, nasceu a 12 de abril de 1940, em Chicago. Pianista, é considerado um dos mestres do jazz.
Tocou ao lado de grandes músicos, com destaque para sua colaboração com Miles Davis nos anos 60... Para saber mais, basta ouvir aqui o primeiro programa sobre este músico, que foi transmitido segunda-feira, depois das 21h, o que Vasco Sousa, ainda tem muito para contar sobre Herbie Hancock. Por isso ficou a promessa de voltar de novo a Hancock.

JAZZ & TAL #01- TRANSMITIDO EM 19-03-2018

Milt Hinton, nasce em Viscksburg/Mississipi em 1910, muda-se aos 11 anos para Chicago com a família, onde aprende violino, tuba, violoncelo e mais tarde contrabaixo. Em 1936 muda-se para NY onde trabalha com Cab Calloway até 1951. Grava com nomes como Benny Carter, Coleman Hawkins, Billie Holliday, e colabora em concertos com Louis Armstrong e Count Basie.
O percurso de Hinton é muito parecido com a própria história história do Jazz, nasce no Mississipi, muda-se para Chicago e mais tarde para NY.
Hinton foi o músico que mais discos gravou na história do jazz. Utilizou e desenvolveu a técnica de “slap”, a princípio para se poder ouvir nas orquestras, mais tarde passou a ser a sua imagem de marca.
Foi reconhecido e galardoado por várias instituições americanas.
Morre em 2000 (90 anos) deixando um legado invejável.

VOZ ONLINE é o nome da rádio licenciada pela Associação Voz Online Rádio - ARDVOZ.

Todos os direitos reservados.

 

 

 

 

 

 Registada na ERC com o nº 700077

Rua Febo Moniz, nº 13, r/c
1150-152 Lisboa
© 2017 ARDVOZ - ASSOCIAÇÃO RÁDIO VOZ ONLINE

Please publish modules in offcanvas position.