DISCOCRACIA 34 -  (“O FUTURO É PASSADO”) - Dia 5/10/2018

A Discocracia continua esta semana a deitar o olho ao novo programa de concertos ao Vivo que irá para o Ar, aqui na Rádio Voz Online.

Entre 1966 e 1968, houve uma tentativa de juntar a pop com elementos clássicos. Uma tentativa de ver a música como um todo, um movimento que chegasse a todos e não se dividisse em grupos, os novos e velhos. A pop tentou tornar-se adulta, requintada, sofisticada e, se calhar, algo snob, até porque muitos elementos destas bandas pop, tinham tido instrução clássica.

Rotulados, na altura, como uma das melhores bandas os Moody Blues são, ficaram conhecidos pelos seus álbuns de rasgo e inovação e tudo começou em 1967 com um certo golpe de sorte.

A sua produtora, Decca, queria uma versão rock da Sinfonia do Novo Mundo, de Dvorak, para mostrar ao mundo a sua nova tecnologia estéreo, no entanto, a História teceu o seu rumo, e um dos produtores conseguiu mudar tudo, juntando as músicas pop que os Moody andavam a desenvolver, juntando-os à London Festival Orchestra e conseguindo um resultado final, sobre o qual a Decca chegou a temer um desastre em termos de vendas não sabendo como catalogar nem publicitar a obra.

O psicadelismo barroco da obra, misturado com outros elementos clássicos não só acabou por ser bastante aceite, tornando a banda muito mais respeitada, como acabaria por ser um campeão de vendas para a Decca, muito por culpa da música final, “Nights in White Satin”, tendo contribuído decididamente para o surgirmento do Rock Sinfónico

Em 2017, para comemorar 50º (quinquagésimo) aniversário do álbum, a banda saiu em touné e gravou um espectáculo no Sony Center for the Performing Arts de Toronto, acompanhado por uma orquestra completa. O Concerto começa com a banda a tocar uma seleção de faixas clássicas dos Moody Blues, antes que eles se juntem à orquestra para tocar Days Of Future Passed na íntegra. No final temos uns encores magníficos.

 

MOODY BLUES – DAYS OF FUTURE PASSED LIVE  (1.52:01)

Lançamento: 23 Março 2018 / Label: Eagle Records

">

VOZ ONLINE é o nome da rádio licenciada pela Associação Voz Online Rádio - ARDVOZ.

Todos os direitos reservados.

 

 

 

 

 

 Registada na ERC com o nº 700077

Rua Febo Moniz, nº 13, r/c
1150-152 Lisboa

Please publish modules in offcanvas position.