DISCOCRACIA 16 -  (Era uma vez um país) -  Dia 20/04/2018

No dia 25 de Abril de 1974 Portugal terminava definitivamente com meio século de opressão, medo e atraso.No dia anterior a rádio foi a “senha” para o arranque simultâneo dos militares que decidiram acabar de uma vez por todas com uma ditadura que definhava o País. 

A "senha", constituída pela canção Grândola, Vila Morena, de José Afonso, foi para o ar no programa Limite da Rádio Renascença, à meia-noite e vinte, antecedida da leitura da sua primeira quadra.
Era o arranque sincronizado e irreversível das forças do MFA (Movimento das Forças Armadas).
O Rádio Clube Português é ocupado por militares e transformado no posto de comando do «Movimento das Forças Armadas» - por este motivo a emissora fica conhecida como a “Emissora da Liberdade”.
Portugal foi, nessa altura, um verdadeiro laboratório de análises sociais e políticas.
Lugar de fascínio para uns, mas também de fortes receios para outros, atendendo à nossa especial posição geopolítica e geo-estratégica, fomos, naqueles breves, mas intensos e exaltantes meses, notícia de primeira página um pouco por todo o mundo, mas sobretudo na Europa, nessa velha Europa que, no dizer de Eduardo Lourenço, "queríamos revolucionar e que, diga-se de passagem, julgou que ia revolucionar-se connosco”.

Utopia ou não! Talvez um dia!..

SÉRGIO GODINHO – NAÇÃO VALENTE; DEAD COMBO – ODEON HOTEL; PAUS – MADEIRA

VOZ ONLINE é o nome da rádio licenciada pela Associação Voz Online Rádio - ARDVOZ.

Todos os direitos reservados.

 

 

 

 

 

 Registada na ERC com o nº 700077

Rua Febo Moniz, nº 13, r/c
1150-152 Lisboa
© 2017 ARDVOZ - ASSOCIAÇÃO RÁDIO VOZ ONLINE

Please publish modules in offcanvas position.